Padd Solutions

Converted by Falcon Hive


Data de Nascimento: 
22 de Setembro de 1976

Local de Nascimento: 
Almada

Nome Completo: 
Anabela Braz Pires

Nome Artístico: 
Anabela

País de Origem: 
Portugal


Anabela Braz Pires, natural da Cova da Piedade, Almada, é cantora, dobradora e actriz de teatro musical, mais conhecida pelo primeiro nome, Anabela.


Começou a cantar com 8 anos de idade, participando em vários festivais infantis, mas já tinha descoberto o bichinho pelo canto aos 6 anos de idade. Em 1989, apenas com 12 anos, venceu a Grande Noite do Fado. Ainda nesse ano representou Portugal no Festival Musical da UNICEF, realizado nos Países Baixos, onde conseguiu o segundo lugar e recebeu o Danny Kaye Award por Melhor Intérprete para a canção 'Nova Mensagem de Amor'.



Dois anos depois, participou no Festival Internacional da Canção de Sopot, na Polónia, representando Portugal com a canção 'Brother'. Rapidamente se dedicou aos seus álbuns, em 1991 e 1992, "Anabela" e "Encanto".

Em 1993, com 16 anos, venceu o Festival RTP da Canção e representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção 1993, em Millstreet, Irlanda, com a canção 'A Cidade (até ser dia)'. Ficou em 10º lugar, com 60 pontos. A canção foi o primeiro grande êxito do seu terceiro álbum, com o mesmo nome.

PARTCIPAÇÃO NO FESTIVAL EUROVISÃO DA CANÇÃO


SINGLE - A CIDADE ATÉ SER DIA


O quarto álbum da cantora, lançado em 1996, chama-se "Primeiras Águas", e deu a conhecer a música de sucesso 'Avenidas', escrita por Clara Pinto Correia e Rui Veloso. Foi o seu primeiro disco na editora Movieplay. Naquele ano Anabela também participou do musical infantil de Filipe La Féria "Jasmim ou o Sonho do Cinema".





Em 1997 participou num programa televisivo chamado de "Os Principais" emitido no canal RTP 1 em que Anabela cantou um tema do musical West Side Story juntamente com Bárbara Barradas. O tema chama-se "Perhaps Love"


PERHAPS LOVE - ANABELA E BÁRBARA BARRADAS



VIDEO MUSICAL - IMAGENS DE ANABELA NO MUSICAL
 "WEST SIDE STORY" - AMOR SEM BARREIRAS


Em 1999, Anabela trabalhou novamente com La Féria, no musical "Koko". Nesse ano foi lançado o álbum "Origens", novamente para a Movieplay.

Em 2002, continuou a parceria com La Féria, interpretando a protagonista Eliza Doolittle da produção portuguesa de "My Fair Lady".


Em 2005 lançou um novo álbum, "Aether", com a ajuda de Carlos Maria Trindade. No disco interpretou poemas de portugueses como Florbela Espanca, Fernando Pessoa, Manuel Alegre e José Carlos Ary dos Santos. Foi lançada uma versão desse álbum em Espanha.


No ano seguinte, em 2006, Anabela e Lúcia Moniz alternaram na interpretação da personagem Maria do musical "Música no Coração", a produção portuguesa de "The Sound of Music", no Teatro Politeama em Lisboa.


Fazendo uma pausa de menos de um mês, Anabela voltou ao palco a 30 de Maio de 2008, no Politeama, trabalhando mais uma vez com La Féria. Ela fez o papel de Maria Madalena em "Jesus Cristo Superstar".
Em 2010, lançou o seu sexto álbum, com músicas clássicas especialmente escolhidas de grandes artistas portugueses. Ao álbum foi atribuído o nome de “Nós”.

DOBRAGENS NACIONAIS


Para além da sua vida de actriz e cantora, Anabela também pode ser considerada uma dobradora de filmes de animação, com bastantes fãs.

Ficou conhecida nas dobragens nacionais por interpretar a voz cantada de Ariel do filme “A Pequena Sereia” , “O Segredo da Pequena Sereia” e ainda na Séria televisiva “A Pequena Sereia”, mas também interpretou a voz, sempre na parte musical, de mais duas princesas. São elas Mulan do filme “Mulan” e “Mulan 2”; e mais recentemente, Rapunzel do filme“Entrelaçados”.


A PEQUENA SEREIA - FORA DO MAR


O SEGREDO DA PEQUENA SEREIA - EU RECORDO


A MINHA VIDA VAI COMEÇAR - ENTRELAÇADOS




ENCANTAMENTO  - ENTRELAÇADOS


Para conseguir este lugar nos filmes da Disney tem, como toda a gente, de participar num casting rigoroso realizado nos estúdios de dobragem que depois é enviado à Walt Disney Animation Studios nos E.U.A. e só aí será, ou não, aprovada a voz (comparativamente com a original). Como a voz de Anabela é tão melódica, torna-se perfeita para as princesas Disney.

Para além de trabalhar para as dobragens da Disney também já emprestou a sua voz para produções de outras produtoras.

É o caso do famoso filme “O Príncipe do Egipto” em que Anabela dobra a voz cantada de Miriam, irmã de Moisés.

ANABELA E LÚCIA MONIZ - MAS SÓ ACREDITAR



Outro título onde emprestou a sua voz foi em “A Espada Mágica” à voz cantada da personagem principal, Kayley.


2ª PARTE

BREVEMENTE

1 Comment

  1. Unknown On 25 de abril de 2015 às 05:55

    Adoro a Anabela!

     

Enviar um comentário